bastidores

A Feira do Livro Virtual, vem aí o Fala Mulher e aquele bizu delicioso

CULTURA VIRTUAL    


A 47ª Feira do Livro de Santa Maria, mesmo de uma forma diferente, está em pleno vapor. Depois de uma semana cheia de atividades, a programação se encerra, neste sábado, com várias atrações e lançamentos. Nesta coluna, vou falar de momentos especiais do evento com o patrono, Guido Cechela Isaia, e o escritor homenageado, Ronai Pires da Rocha. Na coluna social, você confere mais sobre os lançamentos e atrações do Livro Livre. A noite de sábado passado, foi de homenagens para o patrono da Feira do Livro 2020, Guido Isaia, que contou até com a passagem de faixa do patrono 2019, Maurício Leite, para o homenageado deste ano.  

Para a família Eny Calçados, a noite foi ainda mais especial, pois a jornalista Marilice Daronco, que é coordenadora de Comunicação e Marketing da empresa, lançou seu segundo livro, Milímetros da História (resultado da dissertação de mestrado), patrocinado pela Fundação Eny, e que constrói memórias sobre o cinema pioneiro em Santa Maria, trazendo informações sobre realizadores como Ana Primavesi, Orion Mello, Joel Saldanha, José Feijó Caneda, entre outros. As realizações de Salvador Isaia e Guido Isaia também são recuperadas no livro.

A histórica noite rendeu ainda um bate-papo entre o patrono e a jornalista, e quem assistia teve a oportunidade de ver filmes feitos na década de 1950 e 1960, como A Pandorga. O escritor homenageado, Ronai Pires da Rocha, que é doutor em Filosofia e professor aposentado da UFSM, lançou, na Cesma, seu quinto livro: Escola Partida: Ética e Política na Sala de Aula, e ainda participa de outras obras em capítulos de livros. Foi com surpresa e alegria que o educador recebeu esta homenagem, mas lamentou não poder participar do dia a dia na praça, como em outros anos. Mesmo neste formato híbrido, a feira é importante para a cultura e esta edição ficará na história como a primeira Feira do Livro realizada de forma virtual no país. 

OUTUBRO ROSA


Vem aí o Fala Mulher 2020. Este é um projeto do Diário direcionado ao universo feminino, que este ano, vai ser realizado de uma forma diferente por causa da pandemia. O evento, como sempre, terá muita música, comida gostosa, bons bate-papos e, ainda, será solidário. Nesta coluna, eu conto um pouquinho desse maravilhoso evento, para que vocês, mulheres, fiquem ligadas e marquem na agenda, porque já está próximo, será dia 25.

Bem, haverá drive-thru para você buscar o almoço de domingo, comer bem e no conforto de sua casa. É lá, também, bem acomodada, com a família, que você vai poder assistir a live com shows e muita conversa. O cardápio já está definido, e nos próximos Bastidores, estaremos dando mais detalhes e informações para que você fique por dentro e não perca este evento feito especialmente para nós mulheres, neste Outubro Rosa. As fotos ilustrativas são para relembrar o evento do ano passado.    

#BIZU


Para a gente começar a ficar com água na boca e louca que chegue o dia do Fala Mulher. Eu disse que o menu já está definido né? Pois então, mas não vai ser fácil decidir não! Meu dilema já começou! Serão dois tipos de risotos gourmet humm... de funghi ou a la milanese com ragu de iscas e ainda uma salada, que é um mix de legumes. Não disse? Dá só uma olhada nas fotos. Mas decida logo porque ainda terá docinhos para os 500 primeiros pratos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Djamila Ribeiro na Feira do Livro, Bruna Manzon, Xuxa, Angélica e Eliana

Próximo

Candidatos

LEIA MAIS